Escola Estadual de Ensino Fundamental
Localidade de Linha Paca Norte
Município de Campina das Missões
Estado do Rio Grande do Sul
Professor Teonésio Abraão Andreis
Avaliação parcial:
Capacitação para o uso
de softwares em atividades educativas
A atividade educativa sempre foi desafiadora e requer dum profissional comprometido, preocupação, ação e busca de aperfeiçoamento constante. A partir basicamente das duas últimas décadas, este processo se intensifica, e muito. O Professor deixa definitivamente de ser o que têm a informação, o conhecimento e passa, além disto evidentemente, necessariamente a ser aquele que, com suas informações e conhecimentos, deve ensinar a pensar. Os conteúdos, a quantidade demasiada de informações, passam então à necessidade de se pensar que Professor e Estudante adquirem, pela organização, formatando e então chegando à aprendizagem e ao conhecimento. Tudo passa então por um processo organizado de informações (através de livros, revistas, jornais, internet com toda sua gama de relações possíveis, ...), conhecimento e, quem sabe, à sabedoria.
Diante disto, o Professor comprometido deve buscar atualização e, doravante constante. Como o computador e toda sua possibilidade de interação com o mundo, torna-se uma ferramenta importante e irreversível que o professor necessita "dar conta" para melhor utilizá-lo no seu desafio da atividade de conduzir seus educandos ao conhecimento. Fica então ansiado diante da oportunidade que o Núcleo Tecnológico em Educação (N.T.E.) nos oferece de realizar capacitação.
Concluímos a sétima aula e evidencia-se o compromisso, a convicção e o amor que as Professoras passam ao trabalhar conosco. Este é um caminho importante e irreversível. Pode-se afirmar de que é uma caminhada e de que o degrau que estamos pisando requer pré-requisitos com noções razoáveis em multimídia. O grupo está preocupado, atencioso em cada momento da aula, porém o ler, reler e o refazer estão bastante comprometidos. Por motivos justificados? Talvez. É algo que necessitamos superar, e vamos. Colegas "que conseguem" poderiam circular e auxiliar outro/s. Como o processo da aprendizagem se dá pela formação de circuitos elétricos entre neurônios, que devem ser reforçados, os mesmos devem reforçados. No início de cada aula rememorizar através dum resumo, a/s última/s aula/s. Sugiro também que em março de 2012 realizemos alguns encontros de motivação e revisão do curso.
São Professores e Professoras comprometidas que farão a diferença, ou seja, que cheguemos a ser de "primeiro mundo". Com "sede", perspicácia e sem medo de realizar o processo da construção do conhecimento. Seremos fadados a educação fracassada, caso não ansiamos por qualificação constante. Devemos exigir condições da mantenedora e seremos ensigne se nos tornarmos Professores/as comprometidos/as.
Linha Paca Norte, 12 de outubro de 2011
Prezado colega Teonésio, muito pertinente seus comentários sobre o uso das novas mídias educacionais. Admiro muito sua perseverança.
ResponderExcluirSucesso!
Prezado colega,concordo plenamente com seus comentários sobre o uso das novas mídias educacionais.
ResponderExcluir