Somos seres humanos e, portanto, necessitamos de interação! A comunicação recíproca, apreciação crítica construtiva, fazem a lapidação. Quanto maior e mais responsável for esta lapidação, melhores nos tornamos. Usando ferramentas ampliamos nossas possibilidades. A partir dum curso inicial que estamos tendo, podemos crescer e alcancar resultados jamais imaginados antes. É no andar do caminhão que se ajustam as abóboras. Pensemos nisto!
terça-feira, 25 de outubro de 2011
terça-feira, 18 de outubro de 2011
Avaliação Parcial: Capacitação para o uso de softwares em atividades educativas
Escola Estadual de Ensino Fundamental
Localidade de Linha Paca Norte
Município de Campina das Missões
Estado do Rio Grande do Sul
Professor Teonésio Abraão Andreis
Avaliação parcial:
Capacitação para o uso
de softwares em atividades educativas
A atividade educativa sempre foi desafiadora e requer dum profissional comprometido, preocupação, ação e busca de aperfeiçoamento constante. A partir basicamente das duas últimas décadas, este processo se intensifica, e muito. O Professor deixa definitivamente de ser o que têm a informação, o conhecimento e passa, além disto evidentemente, necessariamente a ser aquele que, com suas informações e conhecimentos, deve ensinar a pensar. Os conteúdos, a quantidade demasiada de informações, passam então à necessidade de se pensar que Professor e Estudante adquirem, pela organização, formatando e então chegando à aprendizagem e ao conhecimento. Tudo passa então por um processo organizado de informações (através de livros, revistas, jornais, internet com toda sua gama de relações possíveis, ...), conhecimento e, quem sabe, à sabedoria.
Diante disto, o Professor comprometido deve buscar atualização e, doravante constante. Como o computador e toda sua possibilidade de interação com o mundo, torna-se uma ferramenta importante e irreversível que o professor necessita "dar conta" para melhor utilizá-lo no seu desafio da atividade de conduzir seus educandos ao conhecimento. Fica então ansiado diante da oportunidade que o Núcleo Tecnológico em Educação (N.T.E.) nos oferece de realizar capacitação.
Concluímos a sétima aula e evidencia-se o compromisso, a convicção e o amor que as Professoras passam ao trabalhar conosco. Este é um caminho importante e irreversível. Pode-se afirmar de que é uma caminhada e de que o degrau que estamos pisando requer pré-requisitos com noções razoáveis em multimídia. O grupo está preocupado, atencioso em cada momento da aula, porém o ler, reler e o refazer estão bastante comprometidos. Por motivos justificados? Talvez. É algo que necessitamos superar, e vamos. Colegas "que conseguem" poderiam circular e auxiliar outro/s. Como o processo da aprendizagem se dá pela formação de circuitos elétricos entre neurônios, que devem ser reforçados, os mesmos devem reforçados. No início de cada aula rememorizar através dum resumo, a/s última/s aula/s. Sugiro também que em março de 2012 realizemos alguns encontros de motivação e revisão do curso.
São Professores e Professoras comprometidas que farão a diferença, ou seja, que cheguemos a ser de "primeiro mundo". Com "sede", perspicácia e sem medo de realizar o processo da construção do conhecimento. Seremos fadados a educação fracassada, caso não ansiamos por qualificação constante. Devemos exigir condições da mantenedora e seremos ensigne se nos tornarmos Professores/as comprometidos/as.
Linha Paca Norte, 12 de outubro de 2011
terça-feira, 11 de outubro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)